Deus Existe? 6 razões para crer que sim

Há muitas razões que nos levam a perguntar se Deus existe e se Ele esta conosco. 5 min


As vezes você gostaria de ter evidências de que Deus existe, mas nem sempre é assim.

Neste artigo, iremos mostrar algumas razões para que você creia que Deus existe e que Ele esta presente em nossas vidas.

Quando se trata da possibilidade da existência de Deus, a Bíblia diz que há evidências suficientes.

Ele disse: “Você vai me procurar e me encontrar; quando você me procurar com todo o seu coração, eu serei encontrado por você”. (Jeremias 29: 13-14)

6 razões para crer que Deus Existe

1. A complexidade do mundo nos leva a crer que há um Designer que o criou e o sustenta até hoje

O tamanho da terra e sua gravidade mantêm um camada fina de gases nitrogênio e oxigênio que se estende acima da superfície da terra. Se a terra fosse menor, não haveria vida aqui. Se ela fosse maior, não haveria vida.

A terra é uma combinação perfeita criada para sustentar a vida vegetal, animal e humana. Desde sua localização (a certa distância do sol) que mantêm a temperatura e clima ideais para fazer esta mesma vida prosperar até sua movimentação que permite que o sol nos aqueça e resfrie na medida certa.

A lua, por sua vez, esta uma distância que permite que as marés e oceanos não estagnem e não transbordem. A água, tão essencial a vida, faz parte de nosso ser ocupando cerca de dois terços de nossos corpos. Isto nos permite viver em ambientes que mudam sua temperatura constantemente e equilibrar nossos corpos.

A terra, funciona em um sistema único que sustenta e abastece toda a vida que existe nela.

O cérebro humano processa mais de um milhão de mensagens por segundo. O olho pode distinguir até 7 milhões de cores.

A terra e tudo o que há nela evolui e muda constantemente para se adaptar. Se não existe um Designer por trás de todas estas coisas, o que existe?

2. O universo teve um começo – o que causou isso?

Os cientistas afirmam que nosso universo começou com uma grande explosão chamada big bang. Este foi o começo singular de tudo o que existe.

O astrofísico Robert Jastrow, um autodescrito agnóstico, declarou:

“A semente de tudo o que aconteceu no Universo foi plantada naquele primeiro instante; todas as estrelas, todos os planetas e todas as criaturas vivas do Universo surgiram como resultado de eventos que foram colocados em movimento no momento da explosão cósmica … O Universo passou a existir, e não podemos descobrir o que causou isso. “

Os cientistas sabem que tudo foi criado a partir do Big Bang, mas não sabem o que causou o Big Bang.

“No início, era luz e escuridão. E Deus disse: haja luz”. (genesis 1:3)

3. O universo funciona pelas leis da natureza. Por que isso?

Tudo ao nosso redor quando se trata da natureza e universo parece funcionar de forma uniforme e constante. Há leis naturais que nunca mudam. Mesmo que nós, como humanos estejamos diariamente interferindo neste funcionamento, a natureza continua fazendo seu trabalho e evoluindo. Se adaptando.

Há um funcionamento lógico com regras estabelecidas.

Richard Feynman, ganhador do Prêmio Nobel de Eletrodinâmica Quântica, disse: “Por que a natureza é matemática e é um mistério … O fato de existirem regras é uma espécie de milagre”.

4. O código do DNA informa e programa o comportamento de uma célula.

O DNA é um código genético que poderia ser comparado de forma simples com um manual de instruções único de cada ser. É como um programa de computador em miniatura.

Um programa de computador é composto de uns e zeros, como este: 110010101011000. A maneira como eles são organizados informa ao programa de computador o que fazer.

O código de DNA em cada uma das nossas células é muito semelhante. É composto de quatro produtos químicos que são organizados na célula humana. E ele diz para a célula o que fazer e como fazer.

De forma incrível, é assim que o corpo funciona e se desenvolve.

Você não consegue encontrar instruções e informações precisas como essas, sem que alguém as construa intencionalmente.

5. Nós sabemos que Deus existe porque Ele nos persegue. Sim, Deus é nosso stalker.

Veja os ateus, gastam tanto tempo tentando refutar algo que sequer acreditam. Deus os persegue. Nos persegue.

Isto pode nos sugerir que os ateus devem sentir-se profundamente curiosos sobre Deus. E por isso, precisam se libertar Dele tentando provar que Ele não existe. Eles não conseguem seguir a vida sem tentar refutar Deus.

Deus existe.

E se eles não conseguem fazer isso é porque Deus os persegue. Pode parecer cômico e é. Deus quer ser conhecido e nos cerca diariamente de evidências de Sua existência. Se negamos sua existência, ele nos coloca diante da vontade de provar que Ele não existe, o que nos faz buscar e pensar cada vez mais Nele.

Quando escolhemos reconhecer sua existência, enfim, sentimos paz.

CS Lewis disse: “… noite após noite, sentindo sempre que minha mente se levantava, a abordagem firme e implacável daquele a quem eu tão sinceramente desejava não conhecer. Eu cedi e admiti que Deus era Deus e me ajoelhei e orei… “

6. Diferente de qualquer outra revelação de Deus, Jesus Cristo é a imagem mais clara e específica de Deus, revelando-se a nós.

Em muitas religiões no mundo há uma série de profetas diferentes. Nenhum deles jamais afirmou ser igual a Deus. No entanto, Jesus o fez.

Esta é a grande diferença entre Jesus e todos os outros. Embora ele falasse sobre seu Pai no céu, eles não estavam separados, mas unidos.

Jesus disse que quem o viu, viu o Pai, qualquer um que acreditasse nele, acreditava no Pai.

Ele disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8)

Seus atributos eram como os de Deus. Ele perdoa as pessoas de seus pecados, as liberta de maus hábitos, concede a elas vida em abundância e vida eterna.

Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”. (João 14)

Que prova Jesus deu para afirmar ser divino? 

Jesus realizou milagres. Curou e ressuscitou pessoas. Fez o alimento aparecer e multiplicar. Andou sob as águas, comandou tempestades e as acalmou.

Milhares de pessoas o seguiram porque Ele atendia as suas necessidades. Falou e ensinou sobre a bondade e gentileza de Deus.

Deus assumiu a forma de homem e se ofereceu para receber o castigo por nossos pecados. Somente um pai amoroso faria isso por seus filhos. Ele nos amou primeiro.

Deus existe?

“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16)

Deus não nos força a acreditar nele e muito menos os ateus a provarem que Ele não existe. Tudo ao nosso redor e toda vida que compartilhamos hoje são evidências de um Ser maior, supremo e sábio que criou todas as coisas.

Nossos corações e nossas mentes tentam determinar o tempo inteiro se Deus esta conosco. E se Deus existe.

Deus existe e quer que você o conheça.

Deus te conhece desde o ventre de sua mãe, mas Ele também espera que você o conheça.

Jesus disse: “Eis que estou à porta do teu coração e bato. Quem ouve a minha voz e abre a porta, entrarei.” (apocalipse 3:20)

Deus é amoroso e ama você como o filho querido que você é. Deus existe e deseja fazer parte da sua vida.

Há muitas razões que nos levam a perguntar se Deus existe e se Ele esta conosco. Diariamente a vida nos dá evidências da presença de Deus. Você esta pronto para receber e percebê-las?

“O que todos nós acreditamos em que não podemos ver, ouvir, sentir, saborear ou cheirar? Esta coisa invisível que cura todas as tristezas, revela todas as mentiras e renova toda a esperança? O que sempre foi e sempre será, de cujo seio todos viemos e ao qual todos retornaremos? A maioria chama de tempo. Alguns sabem que é Deus.”

– Robert Brault –

>> Leia também: Trindade na Bíblia: Entenda o que ela significa

Referências: RED Clark, Creation (Londres: Tyndale Press, 1946), p. 20. As Maravilhas da Criação de Deus, Moody Institute of Science (Chicago, IL) Robert Jastrow; “Mensagem do Professor Robert Jastrow”; LeaderU.com; 2002.  Steven Weinberg; Os primeiros três minutos: uma visão moderna da origem do universo; (Basic Books, 1988); p 5. Dinesh D’Souza, O que há de tão grande no cristianismo; (Regnery Publishing, Inc, 2007, capítulo 11). Richard Feynman, o significado de tudo: pensamentos de um cidadão-cientista (New York: BasicBooks, 1998), 43. Francis S. Collins, diretor do Projeto Genoma Humano, e autor de The Language of God,(Free Press, Nova York, NY), 2006.