Cristo Nasceu em que Ano? Sobre a visão cristã

Esta é uma questão objetiva importante mas há muita flexibilidade sobre a resposta da pergunta.3 min


Em muitas mentes paira a dúvida: Cristo nasceu em que ano?

Esta é uma questão objetiva importante e há muita flexibilidade sobre a resposta da pergunta. Cristo nasceu em que ano? O que a bíblia nos diz?

Nós humanos tentamos durante anos contar o tempo. Agora tentamos aumentá-lo.

Jesus Cristo é uma das figuras mais enigmáticas e que desperta a curiosidade da humanidade em muitos sentidos.

Para os cristãos, além da curiosidade comum a maioria, há a adoração, o amor, a fé e muito mais sobre nosso amado Cristo.

Cristo é tão imensamente importante para o mundo que as datas do mundo dependem de seu nascimento. Veja:

  • a.C. Antes de Cristo
  • d.C Depois de Cristo

Estabelecer uma data de nascimento para Jesus Cristo sempre foi importante, no entanto, difícil e questionável.

Então, Cristo nasceu em que ano?

Ele nasceu no ano em que a Santíssima Trindade iniciou o plano de redimir os humanos caídos e restaurar o paraíso na Nova Jerusalém.

  • Jesus nasceu
  • Três décadas depois (mais ou menos), foi sacrificado na cruz
  • 3 Dias depois ressuscitou

Toda a história da salvação gira em torno disto. Este é um momento crucial da história, no entanto, há outros momentos de sua passagem terrena tão sublimes quanto.

>> Trindade na Bíblia: o que ela significa?

O ano de nascimento de Cristo dá início a sequência de eventos que transformou a vida e o rumo da humanidade.

Muitos cristãos já se opuseram a celebração do natal, pois não há evidências claras do nascimento de Jesus ter acontecido nesta data.

A data foi determinada por Júlio Sexto que escreveu uma cronologia desde a criação do mundo até a publicação de seu livro em 221. E ali, ele concluiu que Jesus nasceu dia 25 de dezembro.

Alguns teólogos dizem: e daí? Cristãos não se preocupam com uma data específica de nascimento. Cristãos estão mais preocupados com a morte Dele. E mais ainda: com a volta Dele.

Ninguém jamais foi martirizado como Ele. Seu martírio trouxe ressurreição e ascensão. Revelou o plano Divino para a humanidade e providenciou a salvação de todos aqueles que creem.

Nossa vida terrena é um período de transição antes de irmos para a vida eterna. Há provações e dificuldades, conhecemos a graça. Nosso dia de nascimento é de menor importância comparado ao que nos espera nos dias da volta de Cristo.

Ainda assim, resta a dúvida objetiva: Cristo nasceu em que ano? Como calcular uma data tendo em vista a época?

Hoje vivemos na era da modernidade. Através de códigos de computadores e alguns pixels podemos fazer maravilhas. Nossa tecnologia nos permite facilitar a vida em muitos aspectos. Mas não foi assim sempre…

No passado, o tempo era medido com base na observação de ciclos solares e lunares. O tempo era determinado através de eventos lendários e verdades políticas e religiosas.

Os sistemas de datas mudavam e as vezes até poderiam ser mais de um. Anos eram calculados a partir da data de adesão de imperadores, por exemplo: No dia 16, ano de reinado de Cézar…

Há muitas considerações a serem feitas para abordar de forma aprofundada a medida do tempo feita no passado, no entanto, vamos nos ater a bíblia.

Mateus 2:1 diz que Jesus nasceu “durante o reinado do rei Herodes”, o Grande. Nesta mesma época, os magos chegaram a Jerusalém e relataram ter visto a Estrela da Manhã no oeste.

Leia também >> Quem é Deus? Conheça algumas de suas características

O processo histórico indica que Herodes morreu no ano 4 a.C. Conclui-se então que Jesus pode ter nascido cerca de 1 ou 2 anos antes da data da morte de Herodes.

Isto porque o tempo que os magos levariam para viajar e descrever para Herodes quantos anos a criança nascida deveria ter. Note que há muita especulação sobre estas datas.

Herodes morreu em janeiro ou dezembro? Como estes “12 meses” foram contados na época?

Então, de forma especulativa, talvez Cristo tenha nascido por volta de 4 anos a.C.

Lucas 3:1 indica a pregação de João Batista “no décimo quinto ano do reinado de Tibério”, que segundo a história poderia ser 29 d.C.

Jesus começou a pregar após seu batismo por João. Mas quanto tempo depois? 1 ano, 2 anos ou mais?

Lucas 3:23 diz que “Jesus tinha cerca de 30 anos quando iniciou seu ministério público”…cerca de 30 anos pode ser 26, 27…?

Há muita especulação em volta de sua data de nascimento como um dia específico e uma data clara e objetiva.

Muitos estudiosos e teólogos especulam que talvez Cristo tenha nascido no ano 2 ou 3 antes de Cristo.

Não há como responder esta questão de forma objetiva.

Talvez seja porque Deus deseja que prestemos atenção a outras coisas, como sua data de ressurreição e o que Ele fez por nós na cruz. Talvez devemos prestar atenção na redenção de nossas almas e em nossa proximidade com Ele.

Sabemos que 25 de dezembro é uma data comemorativa “representativa” onde podemos usar para relembrar sua história e tudo que Cristo representa para o mundo.

A pergunta mais importante a ser feita nos tempos de hoje é: em quê ano VOCÊ nasceu ou nascerá em Cristo?

Leia também >> O Perdão de Deus é Infinito e seu Amor o Maior